Quando o assunto é setor financeiro e tecnologia, as criptomoedas e o blockchain banking são destaques, pois segundo especialistas, estas ferramentas estão moldando o futuro das finanças por meio da mudança na maneira com que as pessoas e as instituições utilizam o dinheiro e realizam transações.
No entanto, segundo o economista Edmilson Gama da Silva, a sociedade ainda possui algumas dúvidas sobre qual é o papel destas ferramentas e a segurança que elas proporcionam. Sendo assim, o especialista listou alguns pontos importantes sobre as duas modalidades.
Em primeiro lugar, Edmilson Gama da Silva diz que as criptomoedas deram início a um novo modelo de negócios, por meio das finanças descentralizadas, responsáveis por disponibilizar serviços financeiros, como empréstimos, por exemplo, sem a necessidade de intermediários. Além disso, a modalidade funciona em redes bancárias que não estão necessariamente sob o controle de um único banco, o que, segundo o economista, gera mais autonomia para as pessoas que a utilizam.
Sendo assim, Edmilson Gama da Silva destaca que este aspecto faz com que as criptomoedas proporcionem mais acessibilidade para os serviços financeiros, além de garantir agilidade e taxas menores nas transações.
Já o Blockchain Banking, segundo o economista, é a tecnologia fundamental para a maioria das operações de criptomoedas, pois, por meio da criptografia, garante um registro das transações, resultando em mais segurança e confiabilidade por parte dos usuários. Além disso, o Blockchain Banking possui integração de pagamentos, sendo aplicável a diferentes sistemas, resultando em fluxo mais simples entre as transações.
Edmilson Gama da Silva diz que estas facilidades fazem com que os bancos adotem cada vez mais os sistemas de criptomoedas e o Blockchain Banking, especialmente para serviços de liquidação de transações, fraudes e outros. Na opinião do economista, estas tecnologias possuem o potencial para transformar o setor e o ecossistema financeiro em todo o mundo.