Diante do apagão que comprometeu o fornecimento de energia em várias regiões do país nesta semana, o ministro da Casa Civil descartou uma falha estrutural
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou ao Valor que os leilões de três linhas de transmissão de energia elétrica que estão em andamento vão garantir até R$ 150 bilhões em investimentos nas áreas de energia eólica e solar. Diante do apagão que comprometeu o fornecimento de energia em várias regiões do país nesta semana, Costa descartou uma falha estrutural, que pudesse ameaçar investimentos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O ministro afirmou tratar-se de um problema operacional, técnico. Em contrapartida, ele observou que a execução de obras com projetos em fase avançada, licenciados e com financiamento assegurado, só começam quando a construção da linha de transmissão já começou. “Sem a linha de transmissão esses projetos não existem”, afirmou.
Costa também afastou o risco de que a demora na concessão de licenciamentos ambientais impacte o ritmo de execução do PAC. Ele afirmou que o esforço do governo será evitar “extremismos”: “se não puder tocar em nada, você não faz nada”. Segundo Costa, essa diretriz aplica-se, também, ao pleito da Petrobras de explorar petróleo na margem equatorial do rio Amazonas.