Apesar do convite público para retornar à comunidade Bitcoin, Roger Ver, um dos primeiros investidores na criptomoeda, está mantendo sua lealdade ao Bitcoin Cash (BCH) e rejeita as blockchains de segunda camada.
O CEO da Blockstream, Adam Back, estendeu uma oliveira a Ver após a publicação de seu livro, “Hijacking Bitcoin: The Hidden History of BTC”. No livro, Ver afirma que a visão original do Bitcoin foi corrompida. Em uma entrevista ao Decrypt, Ver discutiu o estado atual do Bitcoin Cash e sua resposta a Back – e ele não está mudando de ideia.
“O desenvolvimento do software foi capturado por um pequeno grupo de pessoas internas que inverteram completamente o projeto original”, disse ele.
O debate sobre a segunda camada reflete uma divisão filosófica entre o BTC e o BCH. Enquanto os usuários de Bitcoin veem as soluções de segunda camada como escaláveis, os entusiastas do BCH acreditam que essas soluções são centralizadas e preferem a expansão dos blocos na rede original. Ver permanece cético em relação às segundas camadas, argumentando que ou são centralizadas ou não são confiáveis.
Apesar das mudanças no mercado desde a bifurcação do Bitcoin Cash em 2017, Ver afirma que “o BCH continua sendo a representação mais verdadeira da visão de Satoshi”.
Quanto à possibilidade de colaboração entre as duas comunidades no futuro, Ver parece defender a ideia de deixar o mercado decidir.
“Quando as pessoas acordarem e perceberem que o desenvolvimento do BTC foi capturado, e perceberem que as segundas camadas não conseguiram escalar o Bitcoin, minha esperança é que elas reconheçam que o BCH é uma excelente alternativa, é tecnicamente superior e pode ser ouro digital e dinheiro digital ao mesmo tempo”, disse Ver.
Ver é uma das vozes mais proeminentes na comunidade do BCH, mas enfatizou a natureza descentralizada da rede e da comunidade quando questionado sobre o futuro do token.
“Não existe um CEO do Bitcoin Cash”, disse ele. “Não acho essa pergunta muito relevante para mim”.